Você conhece o significado da palavra “pelada”?
0Por qual razão popularizou-se em nossa cultura a palavra “pelada”?
Sabe aquele jogo de futebol que ocorre aos fins de semana, nos campinhos de rua, sem maiores compromissos? Aquele jogo que não vale taça e cujo objetivo principal é pura diversão? Aqui na AABB – e em todo o Brasil – essa brincadeira é chamada de “pelada”. O propósito é reunir os amigos para bater uma bola e, depois, confraternizar com bate-papo, churrasco e uma cervejinha bem gelada.
Informalidade é a palavra-chave quando o assunto é “pelada”. As regras, apesar de parecidas com as do futebol profissional, são livres, normalmente sem a preocupação com tamanhos de quadra/campo, condição dos calçados e uniformes, marcações básicas de área, tempo de jogo, impedimentos, punições etc.
Origem do termo
Há muitas versões sobre a origem exata do termo “pelada”. A primeira diz que vem da palavra pé, por ser jogada, primordialmente, sem calçados. A segunda, do verbo pelar, pois era comum a antiga bola de borracha, literalmente, pelar os pés, deixando-os vermelhos e ardidos. A mais aceita, no entanto, é a dos campos carecas, pelados ou com ralas gramas. Mas o mais provável é que a palavra seja um derivado de pila, bola em latim, que originou termos como pelota, sinônimo de bola de futebol.
Vem para a AABB
Independentemente da origem e de seus significados, o importante é amar brincar de bola e fazê-lo com alegria e descontração. Essa matéria é um convite aos peladeiros da AABB e a todos os nossos associados: venham jogar uma “pelada” no clube!