História
Em 1952, um grupo de funcionários da Agência do Banco do Brasil em Belo Horizonte, formou um time de futebol jogando nos fins de semana contra times amadores nos campos de várzea desta cidade.
Em 13 de maio de 1953, foi realizada uma reunião dos gabinetes da gerência, presidida pelo então gerente, Sr. Francisco da Gama Neto, quando foi fundada a Associação Atlética Banco do Brasil em Belo Horizonte, sendo o primeiro Presidente o Sr. José de Araújo Nobre.
A Associação funcionou por alguns anos junto ao Clube Belo Horizonte, à rua da Bahia, esquina com Álvares Cabral, até que, em 21 de junho de 1959, foi efetuada a compra de uma área de 85.000 m², na Pampulha e construídos a primeira piscina e os campos de futebol, basquete e vôlei.
Esta Sede hoje é nacionalmente reconhecida como um verdadeiro império numa alta concepção de lazer principalmente por sua riqueza natural e sua localização e dimensão territorial. Enriquecendo ainda mais o que a natureza bondosamente presenteou, as diversas administrações construíram, ao longo destes 65 anos, benfeitorias de que surpreendem aos menos familiarizados com o clube. Sua área territorial de 120.000 m2, recebeu, neste mais de meio século de existência, instalações das mais diversas para atender as expectativas e exigências de seus associados. Em 1982, durante a Administração do Sr. Affonso Franco, além de várias outras obras, foi construído o Ginásio Poliesportivo, um dos mais completos de Belo Horizonte, com capacidade de aproximadamente 3.000 pessoas, onde se realizam jogos de várias modalidades, inclusive oficiais.
Atualmente, estes 120.000 m2 se divide em sede social, campo de futebol oficial, parque aquático, quadra coberta para jogos de peteca, complexo esportivo de tênis, quadras de vôlei de areia, campos de futebol soçaite, quadras de vôlei, peteca e basquete, além de área preservada de bosque, de 20.000 m² com churrasqueiras. Possui ainda bicicletário, saunas, ambulatório, alojamento para atletas no ginásio poliesportivo, salão de jogos e salão de sinuca.
No tocante a cultura e lazer para aqueles que ajudaram a construir a trajetória Banco do Brasil, a AABB se disponibiliza e acolhe com merecida admiração o Grupo de Aposentados que realiza reuniões festivas, viagens e excursões periódicas, e o Coral, requisitado, pela beleza de suas vozes, para apresentações diversas, cujo empenho e dedicação culminaram na gravação, em 2010, de seu primeiro CD.
Soma-se a esta sólida estrutura, como suporte cultural e intelectual, uma das mais completas bibliotecas da cidade, com cerca de 27.000 exemplares à disposição dos associados. Tudo isso eleva exemplarmente o conceito da AABB-BH, o que, por justiça, a credencia como um dos maiores e melhores clubes da cidade.
A AABB-BH também conta com um excelente Salão Social sempre procurado para eventos de formaturas, congressos e festas em geral.
A atual diretoria, sempre cônscia da grande responsabilidade em suas mãos, atuando num modelo de gestão compartilhada, almeja fazer da AABB-BH, a extensão de seus lares, cuidando com zelo e dedicação a cada área do Clube, o que é feito por dever profissional e habilidade própria de quem conhece e reconhece o valor deste patrimônio.